Truques para melhorar suas buscas no Google

A ferramenta de busca do Google tem uma série de recursos. No entanto, há diversas dicas para usar melhor o buscador. É possível, por exemplo, fazer busca por arquivos específicos (exemplo: PDF, DOC, XLS), sites em específico e termos em certos domínios. Há ainda serviço de calculadora que converte medidas. Confira algumas dicas para refinar sua busca no Google.

A opção “define:” mostra a definição ou o significado de uma palavra. O Google busca em dicionários ou enciclopédias virtuais informações sobre a palavra digitada.

Para efetuar cálculos, basta colocar a operação na barra de busca e dar enter. É possível fazer subtração (-), multiplicação (* ou x) e divisão. O site também aceita 5 mais 105 ou 105 divido por 5.

O Google tem um conversor de moedas, mas os valores que ele dá são aproximados.

Com a calculadora também é possível descobrir a raiz quadrada – através da função sqrt -, realizar cálculos envolvendo potenciação ou até mesmo descobrir o seno ou o cosseno de um ângulo. Para isso basta escrever literalmente. Exemplo: cosseno de 90 ou 5 elevado a 3.

Esqueceu como transformar números decimais em romanos? Basta digitar o número e digitar “em romanos” na frente, como na imagem e dar enter.

Para converter unidades de medida o processo é parecido. No exemplo acima foi feita a transformação de quilômetros para metros. No entanto, o Google também aceita conversões do tipo: 7 g em kg, 25 graus Celsius em Kelvin, etc.

O Google tem uma espécie de hotsite dos principais sistemas operacionais existentes. Ao realizar buscas nesses endereços, o usuário encontrará dicas específicas do sistema. No exemplo acima, o google.com.br/linux foi acessado. Mas há o google.com.br/microsoft, o google.com.br/mac e o google.com.br/pda.

Outra dica clássica para fazer pesquisas no Google é o uso de aspas. Elas servem para procurar um termo exato.

Para saber a previsão do tempo de alguma cidade, digite tempo e o nome da localidade na frente.

A sintaxe “site:” faz com que a busca se limite a um site em específico. No exemplo acima, foi feita a busca de dicas no site do UOL Tecnologia.

O “filetype:” realiza buscas por tipo de arquivo. Acima, a busca foi feita por arquivos com extensão “.doc” (Word), porém, o site permite busca com extensões como PDF, XLS (Excel), PPT (Power Point), entre outras.

O “info:” dá informações sobre um site em específico. Além disso, ele permite a visualização da página no cache do Google (armazenamento temporário), buscar páginas semelhantes, páginas do site, entre outras opções.

O operador “-“, além de servir para operações matemáticas, pode ser usado na restrição de certos resultados em uma busca. No exemplo foi realizada uma busca sobre o tema teoria populacional, que não se refira a Thomas Malthu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *