Aprenda a remover o “olho vermelho” de suas fotos

O efeito olho vermelho (red-eye effect, em inglês) em fotos é um grande pesadelo para muitas pessoas. Você tira aquela foto ótima – muitas vezes em situações que você não terá a oportunidade de vivenciar novamente – e, quando vai conferir a foto, todos os presentes saíram com o tão temido olho vermelho. Mas essa tragédia fotográfica está com os dias contados. Com esse breve tutorial, você aprenderá uma forma simples de corrigir esse defeito com o Photoshop e deixar suas fotos ainda melhores.

Passo 1. Abra a foto a ser corrigida no Photoshop.

Passo 2. Clique na opção “Edit in Quick Mask Mode” ou aperte a tecla Q para utilizar o atalho de teclado.

Passo 3. Selecione a ferramenta “Brush Tool” (atalho: B)

Passo 4. Clique na seta preta na barra horizontal superior (“Click to open the Brush Preset picker”), ao lado das opções de Brush.

Passo 5. Defina o nível “Hardness” para 0%.

Passo 6. Com a cor preta selecionada, clique sobre a parte vermelha dos olhos. Uma seleção vermelha irá aparecer.

Passo 7. Aperte Q novamente, ou clique em “Edit in Standart Mode”.

Passo 8. No menu, clique sobre a opção “Select” e, em seguida, selecione a opção “Inverse”. O atalho para essa função é Ctrl+Shift+I.

Passo 9. Acesse o menu “Adjustments” e selecione a ferramenta “Hue/Saturation”.

Passo 10. Clique na seta da segunda caixa, onde está escrito “Master”, e selecione somente o canal “Reds” (atalho: Alt+3).

Passo 11. Altere o valor de Lightness (luminosidade) para – 100 e clique em “OK”.

Existem várias maneiras de realizar o mesmo tipo de correção, mas essa alternativa é a mais recomendada por ser uma forma que combina simplicidade e eficiência. Caso você prefira, o próprio Photoshop possui uma ferramenta específica, a Red Eye Tool (atalho: J), que realiza a mesma função de maneira automática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *