Problemas comuns em placa-mãe

Apesar de ser um componente extremamente eficiente, a placa-mãe não está livre de transtornos. Assim como qualquer outra parte do computador, podem surgir problemas. Por exemplo, um computador que, ao ser ligado, apresenta sempre a hora e a data errados. Neste caso, o problema está na bateria da placa-mãe.

Ela é quem mantém várias informações na placa-mãe enquanto o computador fica desligado. Como continua em pleno funcionamento, costuma se desgastar. A troca da bateria é muito simples e rápida. Assim, é possível voltar a usar o computador normalmente. Porém, nem todos os problemas na placa-mãe são tão simples assim. Pode acontecer, por exemplo, de um chipset ou algum outro item da placa queimar.

Sendo assim, é muito difícil fazer o conserto da mesma e quase sempre temos que substituí-la por uma nova.

É difícil falar sobre as causas que podem danificar esta placa. Pode ser por imprudência de algum técnico ao manusear erroneamente outros componentes, por exemplo. Mas existem duas causas que são as mais comuns de acontecerem. São elas: aquecimento interno do gabinete e a sobrecarga da energia elétrica.

O aquecimento é causado por falta ou problemas no equipamento responsável por resfriar esse ambiente. Já a sobrecarga de energia elétrica é quando o aparelho recebe mais energia da rede elétrica do que deveria.

Além de saber quais são os problemas, é preciso aprender a diagnosticá-los. Entretanto, esta não é uma tarefa das mais fáceis. Isso porque teríamos que entender de eletrônica e testar cada componente da placa para, assim, alcançarmos um resultado final.

Então, para facilitar nosso serviço, existe no mercado uma placa de diagnóstico que encaixamos no slot da placa-mãe. Ela aponta automaticamente o setor problemático da placa-mãe e nos diz, então, qual é o problema.

Em geral, quando temos uma placa-mãe defeituosa, precisamos substituí-la pois assim impedimos futuros problemas.

Outra maneira de diagnosticar problemas na placa- mãe é observar seus capacitores. Se algum deles estiver estufado para cima, indica que a mesma precisa ser substituída.

capacitores-estufados-2015-300x225

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *