Lançado em 2003 e com mais de 70 milhões de usuários, o LinkedIn é uma rede social voltada exclusivamente para networking profissional. O site vai muito além de um simples currículo online. Ele também é uma boa base para obter referências de novos contatos e até mesmo indicações para vagas.
Por isso, ter um perfil no LinkedIn é muito importante para quem quer manter seus contatos profissionais em dia. Confira cinco dicas para usar o serviço com mais eficiência.
1. Título profissional
Na hora de criar seu perfil, dê uma atenção extra na criação do título profissional. O LinkedIn funciona também como um site de busca. Por isso é importante incluir palavras-chave que descrevam adequadamente seu perfil.
Evite deixar o padrão gerado automaticamente pelo LinkedIn de somente descrever o cargo ocupado na empresa. No seu título, inclua junto com o cargo da companhia um diferencial profissional, por exemplo, Consultor de T.I. com foco na ajuda a usuários domésticos de computadores.
2. Salve suas buscas
Na versão básica do LinkedIn é possível salvar até três buscas. Este recurso é extremamente útil, pois um e-mail será enviado periodicamente com atualizações das buscas salvas sobre um profissional, companhia ou qualquer outro assunto.
Para usar esta função basta clicar no botão +Salvar, que fica no canto superior direito ao lado da quantidade de resultados obtidos na busca. Verifique o nome a ser pesquisado, escolha se os e-mails devem ser enviados semanal ou mensalmente e clique em Salvar.
3. Use o recurso de Respostas
A área de perguntas e respostas do LinkedIn, localizada no Mais da barra superior, pode ser usada para ampliar sua visibilidade na internet. Seja criativo na forma de usar a seção de respostas para solucionar problemas de pesquisadores, vendedores ou procedimentos em questão.
Esse procedimento ajuda a fazer novas conexões e pode facilitar a divulgação de um produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Você pode também compartilhar suas respostas por meio da função Compartilhar.
4. Perfis em idiomas diferentes
Em muitas áreas é útil ter um perfil em mais de um idioma. Para usar este recurso do LinkedIn faça o seguinte:
- Selecione Perfil na barra superior;
- Clique em Criar seu perfil em outro idioma no canto direito;
- Selecione o idioma desejado;
- Insira o título profissional na língua desejada;
- Clique em Criar Perfil para que todo o resto seja traduzido automaticamente.
Se precisar fazer algum ajuste na tradução é só clicar em Editar Perfil. Para excluir o perfil em um determinado idioma simplesmente selecione-o no canto direito e clique em Excluir este perfil.
5. Integração com Twitter
A integração do LinkedIn com o Twitter permite que suas conexões do LinkedIn recebam tweets e os seguidores de sua conta no Twitter vejam em tempo real as atualizações do seu status no LinkedIn. Veja como integrar as redes sociais:
- Selecione Perfil na barra superior;
- Clique em Editar Perfil;
- Na área Twitter clique em +Adicionar uma conta Twitter;
- Insira o e-mail e a senha da sua conta do LinkedIn;
- Insira o nome de usuário e a senha do perfil do Twitter e clique em Autorizar Aplicativo.
Lembre-se de não usar sua conta do Twitter para enviar comentários fúteis para seu perfil no LinkedIn. Além de perturbar suas conexões com informações em excesso desnecessárias, você corre o risco de publicar algo que diminua sua credibilidade.
Para evitar esse problema, certifique-se de que a caixa de seleção Compartilhar somente tweets que contêm #in (ou #li) no seu status do LinkedIn esteja marcada na opção Editar que aparece ao lado do nome de seu perfil no Twitter na mesma localização do terceiro item acima.