Criando efeitos 3D – Parte 1

Muito antes do recurso 3D dominar o cinema e os televisores, grandes artistas já buscavam essa ilusão. Não chegaram exatamente ao mesmo resultado, mas criaram um efeito visual muito interessante e funcional: a perspectiva. Com essa técnica era possível retratar elementos compositivos em diversos planos diferentes dentro da mesma tela. Essa técnica é tão utilizada e há tanto tempo que sequer damos conta de sua aplicação de tão natural que se tornou à nossa percepção.

Dessa vez, vamos potencializar os efeitos visuais do ponto de fuga criando a ilusão de profundidade. Separaremos nossa imagem em diferentes planos e, mudando seus níveis de desfoque de acordo com a distância do ponto focal, causaremos a sensação de afastamento dos planos.

Esse efeito é largamente utilizado em anúncios e cartazes. Assim, tornamos as peças publicitárias mais atrativas gerando uma área de interesse dentro da composição e conduzimos a visão do observador para esse ponto específico.

efeitos-3d-resultado

1. Fazendo paths com a Pen tool

Escolha uma imagem que possua um ponto de vista interessante. A proa de um velho navio de guerra parece ideal. Para usar essa imagem, baixe o arquivo neste link . Comece fazendo um Path ao redor do navio com a Pen Tool. Não se preocupe com as amarras. Duplo clique no Path para renomeá-lo como path 1.

efeitos-3d-p1p1

2. E mais paths

Faça um novo Path em torno das amarras e nomeie-o como path 2. Assim separamos as informações e tornamos sua seleção mais fácil e rápida.

efeitos-3d-p1p2

3. Nomeando as camadas

Duplo clique na camada Background. Nomeie-a como navio. Preste muita atenção aos nomes dados às camadas. Um erro e tudo pode ir por água a baixo.

4. Duplicando e renomeando

Com a camada selecionada (tecle Cmd/Ctrl+J para duplicá-la). Renomeie-a como amarras.

5. Selecionando os paths

Cmd/Ctrl+Clique no path 1 para carregar uma seleção. Clique na camada navio para selecioná-la e em Add Layer Mask para criar uma máscara.

efeitos-3d-p1p5

6. Refazendo e organizando

Repita o passo 5 com a camada amarras, mas carregue a seleção a partir do path 2. A camada amarras deve ficar por cima da camada navio.

efeitos-3d-p1p6

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *